quinta-feira, 5 de novembro de 2009

movimento de educação popular no Brasil

Fé e Alegria é um Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social cuja ação, impulsionada pela fé cristã, se dirige de forma co-participativa aos setores empobrecidos, principalmente crianças e jovens, privilegiando os grupos discriminados por razões étnicas, culturais, de gênero ou por necessidades especiais.

É um movimento porque agrupa leigos e religiosos em atitude de crescimento e busca constante da autocrítica, de forma que seu trabalho e estruturas respondam de um modo dinâmico às exigências e desafios que as necessidades humanas e as demandas sociais nos apresentam.

É de educação porque busca a formação de homens e mulheres conscientes de suas potencialidades e da realidade que os rodeia, abertos à transcendência, solidários, conscientes, líderes e comprometidos.

É popular porque opta pelos menos favorecidos e assume a educação como proposta pedagógica e política de transformação junto com as comunidades, para formar cidadãos democráticos capazes de construir qualidade de vida, agentes de mudanças e protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

É integral porque entende a educação em seu sentido mais amplo, integrando o indivíduo em todas as suas dimensões, possibilidades, capacidades e necessidades.

E é de promoção social porque frente a situações de injustiça se compromete na busca de caminhos para sua superação e construção de uma sociedade justa, fraterna, democrática, participativa e humanizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário