quinta-feira, 5 de novembro de 2009

What is Fe y Alegria


Fe y Alegria is a “Movement for Integral Popular Education and Social Development” whose activities are directed to the most impoverished and excluded sectors of the population, in order to empower them in their personal development and their participation in society.


Fé e Alegria é um “Movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social”, uma das obras sociais dos jesuítas. Sua ação, impulsionada pela fé cristã, se desenvolve com os empobrecidos e os excluídos, principalmente crianças e adolescentes, a fim de auxiliá-los na busca de sua autonomia e defesa dos seus direitos.

Atuando no Brasil desde 1981, em 2009 está presente em 14 estados e em 19 países, da América Latina e Caribe, Europa e África.


CAMPANHAS DE AÇÃO PÚBLICA.

Fé e Alegria do Brasil faz parte da campanha internacional para promover a construção de pactos sociais por uma educação de qualidade para todos e todas, uma educação que seja reconhecida como um bem público e permita que nossos países superem a pobreza e a exclusão.

No Brasil, bem como em toda a América Latina, a educação ainda é um direito negado à maior parte da população. Milhares ainda não têm acesso a ela, ou recebem educação de baixa qualidade. Apesar do esforço empreendido em reformas educativas nas últimas décadas, a escola latino-americana, hoje é um mecanismo reprodutor de desigualdades sociais.


É imperativo reivindicar uma mudança no enfoque das políticas educativas, centradas na educação de qualidade como um direito de todas as pessoas, um bem público e uma responsabilidade da sociedade. Porém isso não é de todo suficiente. Para alcançar a transformação na educação que os países latino-americanos necessitam, é imprescindível gerar políticas públicas de longo prazo, apoiadas por pactos que comprometam todos os setores da sociedade.

Os pactos sociais, para que sejam significativos, devem ter um conteúdo expresso em políticas concretas, as quais sejam rapidamente objetos de continuidade. Por isso, ao mesmo tempo que procuramos impulsionar compromissos pela educação, também procuramos promover o diálogo e a construção de consensos para a ação ao redor de seis grandes temas de políticas os quais consideramos prioritários:



1. Acesso, processos e resultados em condições de igualdade.
2. Qualidade educativa integral e inclusiva.
3. Acesso continuado à educação ao longo da vida.
4. Fortalecimento da carreira docente.
5. Financiamento público suficiente.
6. Gestão educativa a serviço da igualdade e da qualidade.

Um comentário:

  1. Hello everyone! My name is Felician Andre(Medino) Abraham from Guyana. Iam a Jesuit and iam in south Brazil for three years studying and having an pastoral exeperience at the centre of Fe e Aegria here, in Porto Alegre. I thought to make this blog to share with friends and others about my experience at fe e alegria. enjoy!

    Felician ( Medino) Abraham sj.

    ResponderExcluir